domingo, 10 de agosto de 2014

Crítica: Godzilla

Voltamos depois de muito tempo, quase 11 meses depois da ultima postagem e 3 depois da estréia do filme que será comentado nesse post. =D

Depois de semestres estressantes na faculdade espero conseguir manter isso com mais frequência. Enfim vamos falar do filme que eu mais esperei na vida, o novíssimo Godzilla.



Como eu já falei na crítica do Pacific Rim, sempre amei a cultura tokusatsu de monstros e robôs gigantes, e Godzilla por ser o mais icônico do gênero me conquistou a primeira vista, desde que eu assisti Godzilla vs Biollante na minha infância.

   
Quando eu saí do cinema em 1998 após assistir o filme do Roland Emmerich, por mais que eu tivesse gostado na época, eu continuava com o pensamento "Mas eu queria ver o Godzilla grande e gordo, ele é bem mais legal!", desde então eu sonhava em ver um filme hollywoodiano com efeitos especiais mais fodas possíveis com o verdadeiro Gojira. E foram anos de espera, nesse meio tempo o japão fez a série millennium de 1999 até 2004 em resposta ao filme de 1998, onde no ultimo deles, Godzilla Final Wars, ele enfrenta o próprio monstro americano que foi introduzido na cronologia como "Zilla", inclusive no filme Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack de 2001, sim esse é o nome do filme, eles falam que o monstro que atacou Nova Iorque foi outro e não Godzilla. Assisti todos os 6 filmes dessa série, os filmes da série heisei de 1984 a 1995, meus preferidos, e o filme clássico, ainda quero ver os das décadas de 60 e 70 que são bem mais trash e galhofa. O ponto é, eu conheço muito bem Godzilla e sei muito bem do que estou falando.
    
 Visual do Monstro em todos os filmes japoneses de 1954 até 2004. Na ultima linha é o filho adotivo do Godzilla, Minilla. 

Quando anunciaram o filme novo lá em 2010, fiquei bem receoso, pois  era praticamente adulto e tinha me dado conta do quanto o filme americano era ruim, a partir do momento que eu vi as primeiras imagens e concept arts me animei mais, e no que eu vi de uma exposição que fizeram na Comic Con de 2013, tive certeza de que o visual clássico que eu tanto curto seria respeitado, desde então passei a encarar o filme como apenas mais um do monstro japonês, ou seja, gostei antes mesmo de assistir.

    Gráfico com o tamanho do Godzilla no passar dos anos

E toda essa espera me foi muito bem recompensada, sai emocionado e muito feliz do cinema. O Godzilla está gigantesco e toda sua imponência é muito bem retratada, lembrando muito HP Lovercraft e dando um ar de Chuthullu pra ele.O filme tem falhas sim, muita gente reclamou que o Aaron Taylor-Johnson estava muito ruim como protagonista, que devia ter sido o Bryan Cranston e tudo mais, pra mim, como era apenas mais um filme do Godzilla, e eu estava acostumado com os longas japoneses, foi algo normal, não me fez desgostar em nada. Um primeiro ato excelente e um final fantástico de fazer se levantar cadeira e aplaudir, o filme realmente peca um pouco no meio, pra quem não é um fã, se a luta no meio do filme tivesse sido mostrada, pelo menos 5 minutos de porradaria de monstros, o povo não teria reclamado tanto, mas Transformers está ai e prova que porradaria do início ao fim não funciona. Eu caí como um patinho na tensão que foi sendo criada pouco a pouco pra ser surpreendido no final, ao melhor estilo Tubarão do Spilberg.



   Ao final a minha cara era igual ao do Ken Watanabe na ultima cena, voltei pra casa sorridente e poucos dias depois eu seria ainda mais recompensado com a confirmação da continuação, ainda sem data definida, mas provavelmente la pra 2018 ou 2019. Na Comic Con desse ano outra bomba, anunciaram que os monstros que enfrentariam Godzilla na sequência seriam Mothra, King Ghidorah e Rodan, com tantos monstros clássicos no filme, o Rei deve ter mais tempo em cena,  que provavelmente os produtores vão querer corrigir os erros do primeiro, será épico, Godzilla em King Ghidorah sempre rendem porradas homéricas, com a Mothra e o Rodan então, vai ser um orgia só.

    Godzilla, Mothra em dua forma de larva, King Ghidorah, o monstro de três cabeças, e o Rodan voando. Imagem do filme Invasion of The Astro-Monster de 1965



Enfim, como um fã apaixonado pelo monstro, eu recomendo assistir, mas como muita gente não gostou, vou deixar ao seu próprio julgamento. Mesmo que seja pra falar mal, pelo menos assista antes.

    



                                         Trailer do filme


Nenhum comentário:

Postar um comentário