sábado, 16 de agosto de 2014

Crítica: Guardiões da Galáxia

 

Quando a Marvel Studios nasceu, e saiu o primeiro filme do Homem de Ferro, ninguém do grande público sabia quem era Tony Stark, eu até conhecia, mas quando eu era pequeno não gostava dele por que ele tinha um cavanhaque, vai entender. A única coisa que vi com o personagem foram os episódios do desenho do Homem-Aranha da década de 90 onde ele aparecia, fora isso nada. O fato é, Tony Stark, Rober Downey Jr. virou astro, e Homem Ferro passou a ser tão conhecido quanto Batman pelo grande público, não nerds no caso, e eu obviamente depois do filme passei a ler mais sobre ele e sobre todo o universo Marvel, que não fosse Homem-Aranha, Wolverine ou X-men. Mais uma vez o estúdio apostou em personagens desconhecidos e mais uma vez acertou em cheio, Capitão América 2 elevou o nível dos filmes da Marvel de maneira perigosa e Guardiões da Galáxia o manteve e melhorou em muitos aspectos, deixando um responsa grande para os diretores dos filmes vindouros. Pessoalmente, achei o melhor filme do estúdio até agora.




Da formação original dos quadrinhos, que nasceu lá pela década de 60, 70, somente o Yondu está no filme, e com um visual muito mais legal que o original. A formação do grupo que vemos no filme é de 2008, onde temos Peter Quill o Star Lord, Drax, Gamora, Groot, e o zoeiro Rocket. O filme é uma aventura da década de 80 feita nos dias de hoje, é o melhor jeito de definir, possui uma trilha sonora fantástica e inserida de maneira extremamente inteligente e dinâmica, uma comédia de verdade, primeiro filme da Marvel onde vemos piadas sem parecer forçado, por ser essa a proposta do filme, não se levar a sério.



Peter Quill, Star Lord, tem a vida que todo o nerd queria ter, viajar pela universo com uma nave maneira, ser um bandido safado estilo Han Solo e pegar alienígenas roxas gostosas enquanto ouve seu "Awesome mix Vol 1" em um walkman ou em um rádio vintage, a cena inicial do filme, onde somos apresentados a ele jovem, é tão importante que vem antes mesmo da vinheta da Marvel, sem dúvida nenhuma Chris Pratt vai ser uma das novas sensações do público nerd ao lado de Robert Downey Jr. Vi muita gente falando que tinha preconceitos por ter um guaxinim falante, e quebraram a cara ao sair do cinema, todos os personagens tem seus momentos onde são desenvolvidos, Rocket é fantástico e rouba as cenas, é divertido e tem algo mais do que só um bixinho bonitinho falante, Groot, seu parceiro é amável e ao mesmo tempo bruto, o fato dele só falar "I am Groot" gera piadas ótimas, e um momento perto do final de dar nó na garganta, Drax, é bem diferente dos quadrinhos, no filme parece que ele teve sua personalidade escrita pelo Eiichiro Oda, criador do One Piece, ele simplesmente não entende metáforas, isso faz sentido sendo que esse é um habito humano, é completamente aceitável um ser de outro planeta não entende-las, e obviamente piadas ótimas saem disso, Gamora foi a que eu menos gostei, entenda, menos gostei, não quer dizer que achei ruim, pelo o que a personagem é, filha do Thanos, ela poderia ter tido um destaque e desenvolvimento um pouco maiores, no quadrinho ela é conhecida como "A Mulher Mais Perigosa do Universo", e não vemos isso no filme, ela não parece ser tão sinistra assim, é a úncia coisa que me incomodou um pouco, mas não a ponto de estragar, ela tem uns momentos bem engraçados também.


Peter Quill, Star Lord

Rocket Racoon

Groot

Drax o Destruidor

Gamora
 No final eu só conseguia imaginar, "Esses 5 retardados vão se encontrar com o Tony Stark e companhia em Vingadores 3, vai ser absurdamente louco e divertido", mal posso esperar ver isso, Groot interagindo com Thor e Capitão América, Stark fascinado pela engenhosidade do Rocket, e zoando muito o Drax, peter Quill voltando pra terra e encontrando ela muito diferente, vemos até algo em comum com o Steve Rogers, enfim, Guardiões da Galáxia é maravilhoso e impulsiona de maneira linda o universo cinematográfico da Marvel, Rocket e Groot ao melhor estilo Han Solo e Chewbacca já são os mais novos ícones da cultura pop. Foi o filme mais divertido que vi esse ano, e dificilmente vai ter outro que me faça sair tão contente do cinema em 2014. Virei fã e já estou correndo atras dos quadrinhos pra conhecer mais sobre eles e recomendo que façam o mesmo.


PS: Godzilla e Guardiões da Galaxia fizeram eu sentir coisas diferentes, embora eu goste mais do Rei dos Monstros, são filmes diferentes e portanto são avaliados de maneiras diferentes, não sou um crítico de cinema, sou um fã da sétima arte que julga como um expectador comum.
























Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário