domingo, 26 de outubro de 2014

Maratona Godzilla: Godzilla 1954


Pra começar a Maratona Godzilla, vamos falar, obviamente, do primeiro, e melhor, filme dele, Godzilla de 1954.

Apenas 9 anos depois das bombas de Hiroshima e Nagasaki, Gojira estreava no japão como alusão ao terror que eles viveram com a Little Boy e a Fat Man. Como não podiam fazer um filme sobre as bombas em si, por causa da forte influência política que os Estados Unidos ainda exerciam  no período, a produtora Toho resolveu criar um monstro de proporções gigantescas, irrefreável e invulnerável a qualquer arma criada pelo homem, para representar horror atômico que assolou o país no final da guerra.

Primeira aparição do Godzilla.


Muita gente fala que ele nasceu da bomba, uma mutação ou coisas do tipo, mas o fato é que na sua primeira aparição, a origem dele é a mesma do novo filme, um monstro antigo que vivia adormecido nas regiões abissais do oceano e foi acordado por causa das bombas atômicas, eles chegam a essa teoria depois de descobrirem que, por onde Godzilla passou os níveis de radiação ficaram muito altos, não se explica ao certo o porque dessa radioatividade, (deve ser dai que adaptaram no filme novo, que ele se alimenta de radiação, pra tentar tampar alguns buracos que esse filme deixa) isso tudo fica no ar, não se sabe ao certo o que ele é ou de onde ele realmente veio, o que aumenta o terror da situação. A explicação de que ele seria uma espécie de tiranossauro ou Godzillassaurus que teria sobrevivido ao asteroide que causou a extinção dos dinossauros, e veio a sofrer uma mutação quando exposto a radiação da bomba de hidrogênio, apareceria só em Godzilla vs King Ghidorah de 1991.



Por ser um filme de 1954 e preto e branco, podem achar que os efeitos são datados e tudo mais, e ter a impressão de ser algo trash e zoado com muitos filmes dele são, já que o Godzilla é conhecido por ser um cara em uma roupa de borracha destruindo maquetes, mas não, existem sim coisas datadas, a roupa do dele por exemplo, na única parte onde aparece de dia, pode causar risos em algumas pessoas, mas lembrem-se, naquela época não dava pra fazer algo melhor. Esse filme é sério e tenso, Godzilla é sempre filmado em ângulos de baixo para cima, aumentando sua imponência, e por atacar Tóquio sempre a noite, não podemos velo perfeitamente, pequenos detalhes de efeitos práticos que ajudam a criar o horror, medo e desespero, tem gente morrendo, abrigos cheios de mortos, criancinhas chorando pelos pais e sendo escaneadas com um contador geiger pra ver estão afetadas por radiação, e uma cena perturbadora de crianças cantando em um coral pelos mortos na tragédia, se tirassem o monstro e colocassem as bombas seria um filme de guerra.



Godzilla de 1954 é um verdadeiro clássico, o melhor filme do monstro sem dúvida, livre da galhofa que ele se transformaria nas películas seguintes.

Caso você queira assistir, se me conhecer pessoalmente me contate pelo Facebook que te ajuda a encontrar na locadora do Paulo Coelho, se não, mande um e-mail pra mothafocaconnection@gmail.com, que te indicarei onde encontrar. Infelizmente ter acesso aos filmes do Rei dos Monstros com legendas decentes em português e tudo bonitinho é bem difícil, ficarei extremamente feliz em ajuda-los. =D






































Trailer do Filme

OBS: Não consegui achar o trailer original em japônes, então vou colocar essa versão que fizeram baseada do novo filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário