sábado, 27 de dezembro de 2014

Indicação de Animação: Avatar A Lenda de Aang

Bom, A Lenda de Korra terminou, está bem fresco na cabeça de todos e foi polêmico, minha carência dela fez eu assistir tudo desde o início pra fazer uma analise mais profunda pro blog e graças a isso também aproveitei minhas aguardadas férias pra ver pela terceira vez Avatar A Lenda de Aang, e antes de dizer-lhes sobre Korra, nada mais justo do que falar sobre o Ultimo Mestre do Ar.



A Lenda de Aang estreou em 2005, quando eu estava no ultimo ano do ensino médio com meus 17 aninhos, estudava a noite e tinha todo o tempo do mundo pra assistir TV Globinho, porém eu tinha muito preconceito com séries americanas dos anos 2000, por que elas começaram a pegar muitos elementos de animes e isso me incomodava, pois eu era babaca, e Avatar se incluía nisso. Só depois de velho, la pelos dos meus 20 anos, fui assistir e obviamente mordi a língua forte, porque a série é ótima.


O universo de Avatar é uma história onde existem quatro nações, as Tribos da Água do Sul e do Norte, Reino da Terra, Nação fogo e Nômades do Ar, nessas nações existem pessoas com o poder de dobrar ou dominar tais elementos e usá-los em combates, cura ou na vida cotidiana e manutenção de suas cidades. As Tribos da Água ficam nos dois polos desse mundo, obviamente lugares inóspitos e gelados, a Nação do Fogo é um lugar mais vulcânico e tropical, tipo Havaí, Reino da Terra tem visual mais desértico e os Nômades do Ar são representados por monges que moram em templos em montanhas altas. O Avatar é o único que domina os quatro elementos, e existem inúmeras encarnações dele, toda vez que um Avatar morre, ele nasce em uma nação diferente e com uma personalidade diferente, e através de meditação ele consegue se comunicar com suas vidas passadas, a fim de conselhos e conhecimentos, ele é a ponte entre o mundo material e o mundo dos espíritos e é o responsável por manter o equilíbrio no mundo, procurando sempre a paz entre as nações.

Água
Terra
Fogo
Ar
Tudo começa quando a Nação Fogo resolve expandir seus territórios iniciando assim uma gerra em busca da dominação total do mundo, e o Avatar em questão, Aang um jovem monge dominador de ar, desaparece, e somente ele poderia por fim as ambições do Senhor do Fogo. Cem anos depois do início da guerra, Katara e Sokka, irmãos da Tribo da Água do Sul, encontram Aang congelado dentro de um iceberg junto com Appa, seu bisão voador gigante, peludo e fofinho. No decorrer dos primeiros episódios, descobrimos que Aang é o Avatar e que só sabe dominar o ar, faltando aprender os demais elementos, a partir disso, junto com Katara e Sokka o jovem avatar sai em uma viagem pelo mundo para aprender a dominar todos os elementos e acabar a guerra. Nisso a série se divide em 3 temporadas, Livro 1 Água, Livro 2 Terra e Livro 3 Fogo.

Aang, Katara e Soka


No começo é bem infantil, o que não é um problema, já que a série é pra esse público, é extremamente divertida e os personagens bem trabalhados e carismáticos tornam esse detalhe irrelevante, mas no decorrer do tempo conforme os mistérios desse mundo vão sendo revelados, Avatar se torna maduro, passando valores que muitas crianças podem desconhecer, mas vão entender no futuro. Aang é apenas um garoto de de 12 anos que recebeu a maior responsabilidade do mundo, mas ainda assim consegue se divertir e ver o bom lado de tudo, pelo fato de ser um monge, ele já possui um moralismo próprio, respeito por qualquer tipo de vida, e sempre procura resolver os problemas da maneira mais pacifica possível. Katara é uma dominadora de água, a mãezona do grupo, que sempre tem a cabeça no lugar e tenta evitar que os outros façam besteiras. Sokka é o irmão mais velho de Katara, cérebro do grupo e alivio cômico com piadas ruins que vão melhorando com o tempo, eu tinha ódio dele no início, mas ele foi me conquistando. Zuko é o príncipe da Nação do Fogo, e caça o Avatar pelo mundo afim de recuperar sua honra, depois de ter sido exilado pelo seu pai. Iroh, tio de Zuku, em minha opinião, é o melhor personagem de todos, é mais sábio que muitos deuses, sempre bem humorado e despreocupado com a vida, adora tomar chá, e esconde um talento amedrontador como dominador de fogo, eu realmente aconselho tomar os modos dele como estilo de vida, por que o jeito que esse homem lida com problemas durante a série é um exemplo pra qualquer um, se eu tivesse que escolher entre ser discípulo dele ou de Yoda, escolheria ele.

Zuko
 
 Iroh, tio de Zuko
A primeira temporada se foca nisso, o Avatar viajando até a Tribo de Água do Norte pra aprender a dominação de água, enquanto vai enfrentando muitos desafios no caminho sendo caçado impiedosamente por Zuko e seu tio. Na segunda temporada somos introduzidos a mais personagens ótimos, entre eles minha segunda personagem favorita, Toph, uma menininha cega dominadora de terra, "A Melhor Dominadora de Terra do Mundo" segundo ela mesmo, Toph é a típica baixinha mal encarada, arrota, xinga e é orgulhosa, ela é tão foda que é mãe de umas das minhas personagens favoritas da Lenda de Korra, é um sangue badass que espero que dure pra sempre. Também temos a irmã mais nova de Zuko, Azula, outra personagem ótima, é um demônio em forma de mulher, a única que solta fogo azul, sei que é idiota dizer isso de um desenho, mas Azula mexe com meus sentimentos. Ao lado dela temos suas amigas Mai, uma espécie de especialista em jogar shurikens e muita porradeira, e Ty Lee que possui uma técnica que bloqueia os chackras de dominadores, ambas não são dominadoras, mas são uma ameaça perigosa aos heróis.

Toph Beifong, pequena diva cega e melhor dominadora de terra do mundo.

Azula, irmã mais nova de Zuko, mexe com meu coração.
Ty Lee, Mai e Azula, mexe com my heart.
Senhor do Fogo Ozai, pai de Zuko e Azula e irmão mais novo de Iroh.
O fato é que até agora, aparentemente, Aang foi o Avatar que teve o maior pepino pra resolver em sua vida, imaginar que um menino de 12 anos é o responsável por trazer a paz de novo ao mundo, e como isso o afeta é o que deixa a série tão boa. Os questionamentos que Zuko sofre, é muito fácil de se identificar, como Iroh sempre põe seu amor pelo sobrinho acima de tudo, intrigas internas no grupo principal de heróis, a personalidade forte de Toph bate de frente com a personalidade justa de Katara constantemente, Sokka que as vezes se sente inútil por ser o único não dominador, a paranoia de Azula e como ela usa o medo pra manipular as pessoas, o vilão principal, o Senhor do Fogo Ozai, só vemos seu rosto na terceira temporada, na maior parte da série aprendemos a teme-lo quase que como algo sobrenatural, tipo o Sauron, ele e Azula, personagens importantes, tem seu passado pouco desenvolvido, diferente de Zuko, ainda assim conseguimos gostar deles, lá pelo final eu temia pela Azula mesmo ela conseguindo ser mais evil que o pai, a curiosidade no fim é como Aang vai resolver seus princípios como monge que impedem que cumpra sua missão como Avatar derrotando o Senhor do Fogo.

             


Avatar A Lenda de Aang é épico, por que o próprio plot da história é épico, e apesar de todo o clima pesado em determinados momentos, esses personagens conseguem manter o bom humor, passando uma mensagem de superação e amizade linda no final, confesso que assistindo essa terceira vez, por mais que soubesse como as coisas seriam, em determinados momentos fiquei com nó na garganta, eu vi essa série quando já era praticamente adulto, adorei e já vi 3 vezes do início ao fim, e colegas... eu não indico coisas ruins. Ela pode não ser tão ousada quanto a Lenda de Korra foi, afinal de contas o tempo de Aang foi outro, um tempo de guerra onde isso era tudo o que tinha na cabeça das pessoas, e a Lenda Korra que segue a historia do Avatar seguinte a Aang, tentou amadurecer junto com os fãs da primeira série ao invés de manter o tom mais infantil e conseguiu lindamente, em breve uma analise dela estará aqui. Pra quem sentir muita saudade do Aang, existem quadrinhos que contam a história depois do Livro 3, são eles A Promessa, que se passa logo depois da série e vemos como vai nascer a Cidade República da Lenda de Korra, A Busca, que é a história do Zuko indo procurar a mãe dele, e A Fenda, todos são muito bons, cada um tem 3 edições e todos os personagens aparecem.




 Abertura

Nenhum comentário:

Postar um comentário